Este é um blog direcionado a professores, com objetivo de compartilhar...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Atividades com Alfabeto


ATIVIDADES COM O ALFABETO NA PAREDENós sabemos o quanto o alfabeto é importante nas nossas classes de alfabetização. A Revista Nova Escola diz que ele pode ser um suporte para as dúvidas das crianças quanto a grafia das letras.

#DICA 1 Deixe as letras do alfabeto no campo de visão dos alunos, por exemplo, sobre o quadro da sala de aula. Há muitos modelos por aí, mas os mais indicados para o início da alfabetização são aqueles com letra de imprensa maiúscula.



#DICA 2Além de memorizar a sequência das letras e conseguir identificá-las isoladamente, é fundamental usar o cartaz com o alfabeto em atividades de escrita, onde a criança tenha que recorrer a esse suporte. Por exemplo:
Profe, qual é o G?
Vamos recitar o alfabeto (olhando para a faixa) até chegar nele?


#DICA 3
Realizar atividades em que a utilidade da ordem das letras fique clara, como a agenda telefônica ou o uso do dicionário. Uma experiência interessante é visitar uma farmácia (próxima à escola) para observar como os remédios são organizados.


 

#DICA 4Trocar os cartazes com as letras do alfabeto diversas vezes no ano, dependendo da sua proposta de trabalho e do nível da turminha. E eu sempre faço isso junto das crianças que acabam ganhando uma faixa em miniatura para levar para casa e pendurar onde quiserem.


1) ALFABETO MAIÚSCULO DE IMPRENSA: Com os menores, eu começo com a letra de imprensa maiúscula (conhecida como ‘bastão’).

2) ALFABETO MAIÚSCULO E MINÚSCULO DE IMPRENSA: eu adoro construir, coletivamente, cartazes com letras recortadas de jornais e revistas, assim os alunos já percebem que elas têm uma função social.


3) ALFABETO COM ILUSTRAÇÕES: Depois que as crianças já identificam as letras eu as associo a imagens, sem esquecer as diferentes grafias das letras.


4) ALFABETO MANUSCRITO: Cartazes apresentando os 4 tipos de letra maiúsculas e minúsculas, de imprensa e cursiva, com OU sem ilustração.


Eu não sigo essa ordem. Tudo depende de cada turma, do nível que as crianças se encontram e das intervenções necessárias para que eles possam avançar nas suas hipóteses.



# INSPIRAÇÃO para essa postagem

bloguinfo.blogspot.com.bloguinfo.blogspot.com

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/ele-nao-pode-faltar-427752.shtml?page=2



Leninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário